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Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Computação

Infraestrutura do Programa

O POSCOMP possui diversos laboratórios de pesquisa / aula e laboratórios de projetos de extensão cujo investimento foi integralmente feito por empresas privadas. A seguir são apresentados os laboratórios de pesquisa / aula:

Laboratórios de Pesquisa / aula:

1. Laboratório de Sistemas Digitais: 9 bancadas, contendo cada uma delas: computador Intel I5 osciloscópio, gerador de função, protoboard, fonte de alimentação, módulos didáticos para montagem de circuitos digitais, multímetro digital, capacidade de gravação de dispositivos EPLD, acesso à Internet;

2. Laboratório de Eletrônica Digital: 8 bancadas, contendo cada uma delas: computador Intel I5, módulos didáticos para montagem de circuitos digitais, capacidade de gravação de dispositivos EPLD, acesso à Internet;

3. Laboratório de Eletrônica Analógica: 6 bancadas, contendo cada uma delas: osciloscópio digital, gerador de função, multímetro, fonte de alimentação, protoboard, acesso à Internet;

4. Laboratório de Redes de Computadores: 2 racks, 1 switch MaxiTelecom MTS-1024e, 1 switch Cisco 1900, 2 switches Cisco 2960, 1 switch Cisco 5505, 3 roteadores Cisco 2501, 1 roteador Cisco 2514, 3 roteadores Cisco 2800, 20 computadores Intel i5, acesso à Internet;

5. Laboratório de Sistemas Distribuídos: 1 cluster de computadores oriundo do projeto CTINFRA – PROINFRA 01/2006 – FINEP, contendo a seguinte configuração: (a) 3 servidores: processador Intel Xeon 5410 2.33GHz 12MB 1333 FSB Quad Core (2 processadores de 4 núcleos), 12 MB L2 cache, 16 GB de memória FB-DIMM DDR-2, ECC, 06 discos rígidos de 750 GB, Serial ATA 3.0 Gb, monitor LCD 19″ widescreen 1280 x 1024 (SXGA); (b) 48 computadores: processador Intel Core 2 Quad Q6600, 2.4 GHz, 8 MB L2 cache, disco rígido de 250 Gb SATA2 7.200rpm, 2 GB de memória RAM DDR2 800; (c) rede de comunicação de alta velocidade, com switch Gigabit Ethernet e acesso à Internet;

6. Laboratório de uso geral: 20 computadores Pentium (plataforma Windows), acesso à Internet;

7. Laboratório de uso geral: 15 computadores Pentium (plataforma Linux), acesso à Internet;

8. 4 (quatro) Laboratórios de uso geral: 23 computadores Pentium (plataforma Windows/Linux) cada, acesso à Internet;

9. Laboratório de Robótica Móvel: 1 robô Pioneer 3DX, 1 robô Festo Robotino, 3 robôs Amigobot, 1 manipulador articulado didático com 5 graus de liberdade, 3 scanner laser sick, 1 scanner laser hokuyo, 3 câmeras PTZ, 5 computadores PC de alto desempenho, arena configurável para experimentos em Robótica Móvel, acesso à internet.

10. Laboratório: Smart: Sala com 80m2. 13 computadores Imac 21,5″ 2.7 GHz Intel Core i5 Quad Core/8GB 1600 MHz/1tb 5400/Processador grafico NVIDIA Geforce GT 640M com 512 MB GDDR5. 20 computadores Dell Optplex 7020, 16GB RAM.

Laboratórios de Extensão:

Os laboratórios de projetos de extensão foram todos montados com investimento integralmente privado, feito por empresas parceiras do programa. Além de montarem os laboratórios, essas empresas normalmente mantêm bolsistas de pesquisa nos projetos (até o final de 2019, mais da metade das bolsas de pesquisa para discentes já eram mantidas por essas empresas). Isso mostra que, mesmo diante de cenários adversos como o vivido no ano de 2019 com os cortes de bolsas e investimento na pesquisa e pós-graduação, o programa tem capacidade própria de captação de recursos e não é dependente exclusivamente de recursos da Universidade e/ou de órgãos de fomento como CAPES, CNPq e FAPEMIG.

São eles os laboratórios:

1. Laboratórios de Pesquisa em Políticas Públicas: Laboratório com 4 alunos de mestrado e 2 de graduação, com 8 Notebooks Intel Core i7, foram equipados com recursos da Empresa Lemobs, que mantém projetos no valor de aproximadamente R$ 100.000,00 e mantém 3 bolsas para alunos de mestrado e 2 bolsas para alunos de graduação e com o do Núcleo de Resiliência Urbana (NEIRU) que mantém projetos de cerca de 4 milhões de reais (que são distribuídos proporcionalmente com outros institutos e programas de pós-graduação da Universidade), dos quais atuam 2 docentes do programa e 2 alunos bolsistas de mestrado;

2. Laboratório GPESC (Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sistemas e de Computação): Este laboratório é onde são executados os projetos das empresas Honeywell e DDMX. Esse laboratório possui 17 baias individuais, 14 computadores Intel I5, 1 impressora laser monocromática, 1 servidor T620, 1 servidor T420, 2 servidores T110, diversos softwares de apoio, acesso à Internet. Nos últimos 2 anos esse laboratório já recebeu cerca de R$ 1.100.00,00 da Honeywell e cerca de R$ 100.00,00 da empresa DDMX;

O POSCOMP possui diversos laboratórios de pesquisa / aula e laboratórios de projetos de extensão cujo investimento foi integralmente feito por empresas privadas. A seguir são apresentados os laboratórios de pesquisa / aula:

Laboratórios de Pesquisa / aula:

1. Laboratório de Sistemas Digitais: 9 bancadas, contendo cada uma delas: computador Intel I5 osciloscópio, gerador de função, protoboard, fonte de alimentação, módulos didáticos para montagem de circuitos digitais, multímetro digital, capacidade de gravação de dispositivos EPLD, acesso à Internet;

2. Laboratório de Eletrônica Digital: 8 bancadas, contendo cada uma delas: computador Intel I5, módulos didáticos para montagem de circuitos digitais, capacidade de gravação de dispositivos EPLD, acesso à Internet;

3. Laboratório de Eletrônica Analógica: 6 bancadas, contendo cada uma delas: osciloscópio digital, gerador de função, multímetro, fonte de alimentação, protoboard, acesso à Internet;

4. Laboratório de Redes de Computadores: 2 racks, 1 switch MaxiTelecom MTS-1024e, 1 switch Cisco 1900, 2 switches Cisco 2960, 1 switch Cisco 5505, 3 roteadores Cisco 2501, 1 roteador Cisco 2514, 3 roteadores Cisco 2800, 20 computadores Intel i5, acesso à Internet;

5. Laboratório de Sistemas Distribuídos: 1 cluster de computadores oriundo do projeto CTINFRA – PROINFRA 01/2006 – FINEP, contendo a seguinte configuração: (a) 3 servidores: processador Intel Xeon 5410 2.33GHz 12MB 1333 FSB Quad Core (2 processadores de 4 núcleos), 12 MB L2 cache, 16 GB de memória FB-DIMM DDR-2, ECC, 06 discos rígidos de 750 GB, Serial ATA 3.0 Gb, monitor LCD 19″ widescreen 1280 x 1024 (SXGA); (b) 48 computadores: processador Intel Core 2 Quad Q6600, 2.4 GHz, 8 MB L2 cache, disco rígido de 250 Gb SATA2 7.200rpm, 2 GB de memória RAM DDR2 800; (c) rede de comunicação de alta velocidade, com switch Gigabit Ethernet e acesso à Internet;

6. Laboratório de uso geral: 20 computadores Pentium (plataforma Windows), acesso à Internet;

7. Laboratório de uso geral: 15 computadores Pentium (plataforma Linux), acesso à Internet;

8. 4 (quatro) Laboratórios de uso geral: 23 computadores Pentium (plataforma Windows/Linux) cada, acesso à Internet;

9. Laboratório de Robótica Móvel: 1 robô Pioneer 3DX, 1 robô Festo Robotino, 3 robôs Amigobot, 1 manipulador articulado didático com 5 graus de liberdade, 3 scanner laser sick, 1 scanner laser hokuyo, 3 câmeras PTZ, 5 computadores PC de alto desempenho, arena configurável para experimentos em Robótica Móvel, acesso à internet.

10. Laboratório: Smart: Sala com 80m2. 13 computadores Imac 21,5″ 2.7 GHz Intel Core i5 Quad Core/8GB 1600 MHz/1tb 5400/Processador grafico NVIDIA Geforce GT 640M com 512 MB GDDR5. 20 computadores Dell Optplex 7020, 16GB RAM.

A biblioteca central da universidade, Biblioteca Mauá – UNIFEI, atende a toda a comunidade universitária, estando também aberta à comunidade externa. Seu espaço físico totaliza atualmente 2.378,93 metros quadrados, assim distribuídos: 1003 metros quadrados de área de acervo; 335 metros quadrados de área do salão de leitura; 26 metros quadrados de área da sala do Portal da CAPES; 100 metros quadrados de área da sala de Estudo Individual; 46 metros quadrados de área da sala de Estudo em Grupo; 54 metros quadrados de área da Administração; 108 metros quadrados de área de Processamento Técnico da biblioteca; 284 metros quadrados de área do saguão de entrada e espaço para eventos/exposições; 422,93 metros quadrados de área de serviços (banheiros, áreas de circulação, etc).

O principal objetivo da Biblioteca Mauá é apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da UNIFEI. Assim, seu acervo, permanentemente atualizado através de recursos oriundos da União, de doações, de permutas e de convênios firmados pelos diversos institutos e órgãos da instituição, abrange primordialmente as áreas do conhecimento abarcadas pela instituição. A biblioteca conta atualmente com o seguinte acervo: 34.562 exemplares de livros; 17.934 títulos de livros; 1 assinatura de livros eletrônicos (mais de 400 títulos); 30 dicionários; 358 enciclopédias; 3.303 normas técnicas; 110.453 fascículos de periódicos (1.424 títulos); 6.331 folhetos técnicos; 13.073 catálogos de equipamentos; 1.153 apostilas; 1.437 CDs; 23 DVDs; 263 fitas de vídeo; 1.900 dissertações de mestrado e teses de doutorado; 886 trabalhos de diploma.

A biblioteca utiliza o programa PHL (Personal Home Library), que permite ao usuário fazer consultas, reservas e renovações via Internet. Disponibiliza ainda os serviços de empréstimo domiciliar informatizado, de comutação bibliográfica (COMUT), de intercâmbio entre bibliotecas, de acesso ao portal de periódicos da CAPES, de orientação e normatização de trabalhos científicos, de treinamento de novos usuários e de divulgação de eventos.

A biblioteca possui um quadro de pessoal composto por 4 bibliotecários, 4 auxiliares administrativos, 3 assistentes administrativos e 1 contínuo. Conta com 50 computadores para acesso de seus usuários à Internet. Seus horários de funcionamento são de segundas às sextas-feiras, de 8:00 às 11:30 horas e de 13:30 às 22:00 horas, e sábados, de 8:00 às 12:00 horas.

Por fim, faz-se necessário ressaltar que, por meio de editais anuais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para aquisição de livros, nosso Programa tem conseguido adquirir os livros necessários tanto para a pesquisa quanto para o ensino das disciplinas ministradas por seus professores. No último edital da FAPEMIG para aquisição de livros técnicos-científicos para a Pós-graduação, este programa de pós-graduação recebeu recursos para a aquisição de 29 livros nacionais e 55 livros importados, um montante da ordem de R$ 14.000,00.

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

foto adler

Prof. Adler Diniz de Souza

adlerdiniz@unifei.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO

SANDRO

Prof. Sandro Carvalho Izidoro

sandroizidoro@unifei.edu.br

Conselho

Secretaria