Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Computação

Estrutura Curricular

  • Introdução
  • Listas lineares
  • Árvores
  • Árvores múltiplas
  • Grafos
  • Ordenação
  • Tabelas de dispersão
  • Compressão de Dado
  1. Arquitetura do Conjunto de Instruções
    1.1. Instruções e Endereçamento
    1.2. Procedimentos e Dados
    1.3. Programas em Linguagem Assembly
    1.4. Tipos de Conjuntos de Instruções
  2. Unidade Lógica-Aritmética
    2.1. Representação Numérica
    2.2. Somadores e ULAs Simples
    2.3. Multiplicadores e Divisores
    2.4. Aritmética de Ponto Flutuante
  3. Caminho de Dados e Controle
    3.1. Passos para a Execução da Instrução
    3.2. Unidade de Controle
    3.3. Pipeline
  4. Sistema de Memória
    4.1. Hierarquia de memória
    4.2. Organização de Memória Cache
    4.3. Memória Secundária
  5. Entrada/Saída
    5.1. Dispositivos de Entrada/Saída
    5.2. Barramentos, Ligações e Interfaces
    5.3. Interrupções
  6. Arquiteturas Avançadas
    6.1. Processamento Vetorial e Matricial
    6.2. Multiprocessamento com Memória Compartilhada
    6.3. Computação Distribuída

O conceito de arquitetura de software e sua diferença com outros conceitos relacionados como arquitetura de computador, arquitetura empresarial, entre outros. O conceito de arquitetura como um projeto de software abstrato. O processo arquitetural composto pelas atividades de análise, síntese e avaliação. Identificação e especificação de requisitos arquiteturalmente significativos para os sistemas de software. O conceito de ‘driver’ arquitetural e a tomada de decisões arquiteturais usando padrões arquiteturais, táticas, arquiteturas de referência. O conceito de trade-off arquitetural e sua resolução. Os conceitos de documentação, descrição e representação arquitetural em diferentes níveis de formalismo. Métodos de avaliação arquitetural.

Referências:

  1. L. Bass, P. Clements, and R. Kazman, Software Architecture in Practice. 3. Edição, Addison-Wesley, 2012.
  2. P. Clements, et al., Documenting Software Architectures: Views and Beyond, 2. Edição, Addison-Wesley, 2010.
  3. P. Clements, R. Kazman, M. H. Klein, Evaluating Software Architectures: Methods and Case Studies, Addison-Wesley, 2001.
  4. Ian Gorton. 2011. Essential Software Architecture (2nd. ed.). Springer Publishing Company, Incorporated.
  5. Frank Buschmann, Kevlin Henney, and Douglas Schmidt. 2007. Pattern Oriented Software Architecture: On Patterns and Pattern Languages (Wiley Software Patterns Series). John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, NJ, USA.
  6. Mark Richards. 2015. Software Architecture Patterns Understanding Common Architecture Patterns and When to Use Them. pp. 54, O’Reilly Publishers.
  7. James Coplien, Gertrud Bjørnvig. Lean Architecture For Agile Software Development. John Wiley and Sons (2010)
  8. Grady Booch, Robert Maksimchuk, Michael Engle, Jim Conallen, Kelli Houston, Bobbi Young. Object-Oriented Analysis and Design with Applications. 3rd ed. Addison Wesley. 2007.
  9. Simon Brown. Visualise, document and explore your software architecture. Software Architecture for Developers – Volume 2. Leanpub. 2019.
  1. Conceitos Básicos
    1.1. Paralelismo e Concorrência
    1.2. Granulação e Nível de Paralelismo
    1.3. Speedup e Eficiência
    1.5. Pipeline
  2. Arquiteturas Paralelas
    2.1. Classificação de Flynn
    2.2. Classificação de Duncan
    2.3. Topologias de Comunicação
  3. Programação Concorrente
    3.1. Mecanismos de sincronização
    3.2. Regiões Críticas e Exclusão Mútua
    3.3. Mecanismos para ativação de Processos Paralelos
    3.4. Projeto de Algoritmos Paralelos
  • Paradigmas e Linguagens para Programação Paralela
  • Computação Paralela sobre Sistemas Distribuídos
  • Avaliação de Desempenho
  1. Mindset empreendedor – Lógica eficaz e perguntar, mentalidade positiva, ágil, crescimento
  2. Como iniciar uma startup – Ideia, mercado, equipe, fundador
  3. Pensamento futuro
  4. Introdução – Perfil empresarial da Babson + Grit
  5. Efetuação x causalidade
  6. Lean Startup e Gestão empreendedora
  7. Modelos de negócio e validação de clientes
  8. Bold – associações e oportunidades exponenciais
  9. Transformação digital
  10. Open Innovation + Helix reviews
  11. Ecossistema Empreendedor + Perfil doador

Referências:

  1. Berkeley Innovation Index*: An Approach for Measuring and Diagnosing Individuals’ and Organizations’ Innovation Capabilities, Sutardja Center for Entrepreneurship & Technology Technical Report, 2016. Disponível em: Berkeley Innovation Index
  2. The Startup Way: How Modern Companies Use Entrepreneurial Management to Transform Culture and Drive Long-Term Growth, Eric Ries, ISBN-10: 1524762393, ISBN-13: 978-1524762391, Editora Currency, 2017.
  3. Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation, Osterwalder, Alexander, Editora Alta Books, ISBN 9788576085508, 2011.
  4. Bold: How to Go Big, Create Wealth and Impact the World, Peter H. Diamandis, Steven Kotler, ISBN-10: 1476709580, Editora: Simon & Schuster, ISBN-13: 978-1476709581, 2016.
  5. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Henry William Chesbrough, Editora: Harvard Business School Press, ISBN-10: 1422102831, ISBN-13: 978-1422102831, 2006.

Introdução a Engenharia de Software, Crise de Software, Modelos de Ciclo de Vida de Software, Engenharia de Requisitos: Elicitação, Análise e Negociação, Especificação e validação de requisitos. Modelos para especificação de sistema de software, Gerência de Projetos de Software: estimativa de tamanho de software, gerenciamento de escopo, prazo e custo de software, Gerenciamento de Configuração, Teste de Software.

  1. Conceitos básicos de Engenharia de Software Experimental
  2. Revisão Sistemática de Literatura
  3. Estudo de caso
  4. Survey
  5. Pesquisa Ação
  6. Modelagem e Simulação
  7. Experimentação
  8. Design Science Methodology

Referências:

  1. Experimentation in Software Engineering, Claes Wohlin, Per Runeson, Martin Höst, Magnus C. Ohlsson, Björn Regnell, Anders Wesslén, Springer, 2012.
  2. Guide to Advanced Empirical Software Engineering, Forrest Shul, Janice Singer, Dag I.K. Sjoberg, Springer, 2008.

Bibliografia Complementar:

  1. Design Science Methodology for Information Systems and Software Engineering, Roel J. Wieringa, Springer, 2014.
  2. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção, João Batista Turrioni, Carlos Henrique Pereira Mello, UNIFEI, 2012.
  1. Sistemas de Produção
  2. Métodos de Busca
  3. Cálculo Proposicional e de Predicados
  4. Representação do Conhecimento
  5. Sistemas Especialistas
  6. Introdução à Computação Evolucionária
  7. Introdução a Modelos Neurais
  8. Perceptron Multicamadas
  9. Mapas Auto-Organizáveis
  10. Arquiteturas e Aplicações de Modelos Neurais
  11. Rough Sets
  12. Lógica Fuzzy

Referências:

  1. An Introduction to Fuzzy Sets: Analysis and Design, Neural Networks and Learning Machines
  1. Conceitos comuns para Meta-heurísticas
    • Meta-heurísticas baseadas em solução única:
    o Busca local
    o Simulated Annealing
    o Busca Tabu
    o Pesquisa local Iterada
    o Pesquisa de vizinhança variável
    o Pesquisa local guiada
    • Meta-heurísticas baseadas em população:
    o Algoritmos evolucionários
    o Colônia de formigas
    o Otimização por enxame de partículas (PSO)
    • Redes Neurais
    • E outras

Referências:

  1. Luke, Sean. Essentials of metaheuristics. 2 ed. Raleigh: Lulu, 2013. Available for free at Essentials of Metaheuristics
  2. TALBI, El-Ghazali. Metaheuristics: from design to implementation. John Wiley & Sons, 2009.
  3. HILLIER, Frederick S; LIEBERMAN, Gerald J. Introdução à pesquisa operacional. 9 ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013. xxii, 1005. ISBN: 9780073376299, 0073376299, 9788580551181.
  4. Russell, S. J.; Norving, P. Inteligência Artificial. 2. Elsevier. 2004
  5. LUGER, George. Inteligência Artificial. 6. Pearson. 2014
  6. SIMON, Dan. Evolutionary Optimization Algorithms. 1. Wiley. 2013
  • Modelagem e simulação de sistemas: introdução;
  • Exemplo de Simulação;
  • Geração de variáveis aleatórias;
  • Análise e tratamento de dados para a simulação;
  • Verificação e validação de modelos de simulação;
  • Análise dos resultados da simulação;
  • Software de Simulação;
  • Modelagem e simulação e sistemas: introdução.

Referências:

  1. Freitas Filho, Paulo José. Introdução a modelagem e simulação de sistemas. Ed. VisualBooks, Florianópolis, 2001.
  2. Chwif, L. e Medina, A. C. Modelagem e Simulação de Eventos Discretos. Edição do Autor, 3a. Edição. São Paulo, 2010.
  3. Law, A.M. e Kelton, W.D. Simulation Modeling and Analysis. Ed. McGraw-Hill, USA, 1991.
  4. Perin Filho, C. Introdução a simulação de Sistemas. Ed. da Unicamp, Campinas, 1995.

Transformada de Laplace e representação de Sistemas Dinâmicos e de Sinais; Transformada Z; Teoria da Amostragem; Transformada de Fourier; Técnicas de Controle; Projeto de Filtros; Processamento em tempo real com RTOS.

Referências:

  1. NISE, Norman S. Engenharia de sistemas de controle. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
  2. PHILLIPS, Charles L. Digital control system analysis and design. 3 ed. Nova Jersey: Prentice-Hall, 1995.
  3. OPPENHEIM, Alan V. Discrete-time signal processing. 3a ed. Harlow: Pearson Education, 2014. ISBN: 1292025727.
  4. DENARDIN, Gustavo Weber; BARRIQUELLO, Carlos Henrique. Sistemas operacionais de tempo real e sua aplicação em sistemas embarcados. Editora Blucher, 2019.
  5. OPPENHEIM, A. V. Sinais e Sistemas. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. ISBN-13: 9788576055044.
  6. SHA, Lui et al. Real time scheduling theory: A historical perspective. Real-time systems, v. 28, n. 2, p. 101-155, 2004.
  7. PINHEIRO, Carlos Alberto Murari. Sistemas de Controles Digitais e Processamento de Sinais: projetos, simulações e experiências de laboratório. Rio de Janeiro: Interciência, 2017.

Células básicas para projetos digitais utilizando a tecnologia CMOS; Estruturas lógicas; Máquinas de Estado; PLAs; Estruturas de entrada e saída em circuitos CMOS digitais; Softwares necessários ao desenvolvimento de um projeto; Noções de Projeto Lógico e Elétrico de Estruturas Digitais; Técnicas de layout; Desenvolvimento de um projeto digital em Tecnologia CMOS; Tendências.

Referências:

  1. Digital Integrated Circuits – A Design Perspective
  • Introdução;
  • Comunicação em longa distância;
  • Endereçamento de hardware, identificação de quadros;
  • Tecnologias de WANs, roteamento;
  • Protocolos;
  • Internet: conceitos, arquitetura, protocolos;
  • Protocolo ARP;
  • Datagramas IP, roteamento;
  • Encapsulamento IP, fragmentação;
  • TCP;
  • Seminários: apresentação de artigos científicos.

Referências:

  1. Computer Networks
  2. Internetworking with TCP/IP
  1. Introdução sobre redes neurais artificiais
  2. Neurônio biológico e neurônio artificial 2.1. Neurofisiologia neuronal e modelo matemático 2.2. Redes neurais biológicas
  3. Estrutura das redes neurais artificiais 3.1. Perceptron 3.2. Redes de múltiplas camadas 3.3. Aprendizado supervisionado e não-supervisionado
  4. Modelos supervisionados
  5. Modelos não-supervisionados
  6. Modelos Hierárquicos
  7. Mapas auto-organizáveis de Kohonen
  8. Redes neurais recorrentes
  9. Máquinas de vetor de suporte
  10. Aplicações 10.1. Reconhecimento e classificação de padrões 10.2. Previsão em Séries Temporais

Referências:

  1. Kernel Methods for Pattern Analysis
  2. Self-Organizing Maps
  • Introdução à robótica móvel;
  • Locomoção;
  • Cinemática de robôs móveis;
  • Controle cinemático;
  • Percepção robótica;
  • Sensores para robótica móvel;
  • Representação de incertezas;
  • Visão computacional para robótica.
  • Introdução a robôs aéreos: Principais conceitos, características, robôs de asa fixa e asa rotativa, Princípios básicos dos sistemas de controle.
  • Dinâmica de voo: Conceitos básicos e principais equações que regem a dinâmica de voo de aeronaves de asa fixa e de asa rotativa, cinemática de quadrirotores e suas equações de movimento.
  • Planejamento e controle: Principais sistemas de controle utilizados em Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas – SARP.
  • Simuladores de voo: Principais características de simuladores de voo de drones, Aplicações utilizando a ferramenta ROS.
  • Montagem e testes de quadrirotores: Principais caraterísticas de montagem de quadrirotores, testes de voo.

Referências:

  1. Ramos, A.C.B. e Morais, L.F.F. Integração de sistemas em Vants de Baixo Custo. Novas Edições Acadêmicas. 2017. Lisboa. ISBN 978-620-2-04216-1
  2. Ramos, A.C.B. et all. Drone development and applications: a research study at UNIFEI. Lambert Academic Publishing. Dortmund. ISBN 978-620-2-07716-3
  3. Beard, R. W. e Mclain, T. W. Small Unmanned Aircraft – Theory and Practice. Princeton University Press. 2012 ISBN 978-0-691-14921-9. Nova Pvt Ltd.
  4. Castillo, P. Lozano, R and Dzul, A. E. Modelling and Control of Mini-Flying Machines. Springer. 2005. ISBN 1852339578
  5. O’Kane, J. M. A gentle introduction to ROS. 2016. ISBN: 9781492143239
  1. ntrodução aos sistemas operacionais distribuídos 1.1. Definições de sistemas distribuídos 1.2. Características do projeto de um sistema distribuído
  2. Arquitetura dos sistemas operacionais distribuídos 2.1. Modelo de estações de trabalho 2.2. Modelo de banco de processadores 2.3. Modelo híbrido
  3. Comunicação em sistemas distribuídos 3.1. Mecanismo de troca de mensagens 3.2. Protocolos em camadas 3.3. O modelo Cliente-Servidor 3.4. Endereçamento 3.5. Primitivas de comunicação bloqueantes x primitivas não bloqueantes 3.6. Primitivas de comunicação com buffer x primitivas sem buffer 3.7. Primitivas de comunicação confiáveis x primitivas não confiáveis
  4. Chamada de procedimento remoto (RPC) 4.1. Operação básica do RPC 4.2. Passagem de parâmetros 4.3. Ligação dinâmica 4.4. Semântica do RPC na presença de falhas 4.5. RPC assíncrono
  5. Objetos distribuídos e invocação de método remoto (RMI) 5.1. Arquitetura RMI 5.2. Serviço de nomes para objetos remotos 5.3. Stubs e skeletons 5.4. Common object request broker architecture (CORBA) 5.5. Arquitetura CORBA 5.6. Object request broker (ORB) 5.7. Common object services 5.8. Common facilites 5.9. Produtos CORBA
  6. Comunicação grupal 6.1. Características de projeto 6.2. Grupos fechados x grupos abertos 6.3. Grupos de ponto x grupos hierárquicos 6.4. Atomicidade
  7. Sincronização entre processos 7.1. Relógios físicos 7.2. Relógios lógicos 7.3. Relógios vetoriais 7.4. Exclusão mútua em sistemas distribuídos 7.5. Algoritmos para eleição 7.6. Transações atômicas 7.7. Controle de concorrência
  8. Deadlock em sistemas distribuídos 8.1. Condições para ocorrência de deadlocks 8.2. Formas de tratamento do problema 8.3. Detecção de deadlock distribuído
  9. Sistemas de arquivos distribuídos 9.1. Projeto de um sistema de arquivos distribuído 9.2. Identificação transparente 9.3. Semânticas de compartilhamento de arquivos 9.4. Uso e consistência de cache 9.5. Replicação 9.6. Estudo de caso: NFS (Network File System)
  10. Memória compartilhada distribuída (DSM) 10.1. Definição 10.2. Modelos de consistência de memória 10.3. Responsabilidade do gerenciamento do DSM 10.4. DSM baseados em objetos

Referências:

  1. Core Java 2
  2. TCP/IP Sockets in Java
  1. Visão geral de sistemas operacionais 1.1. Introdução 1.2. Estruturas de sistemas operacionais
  2. Gerência de processos 2.1. Processos 2.2. Threads 2.3. CPU scheduling 2.4. Sincronização de processos 2.5. Deadlocks
  3. Gerência de memória 3.1. Memória principal 3.2. Memória virtual
  4. Gerência de E/S 4.1. Interface de sistemas de arquivo 4.2. Implementação de sistemas de arquivo 4.3. Estrutura de memória secundária 4.4. Sistemas de E/S
  5. Segurança
  6. Seminários: apresentação de artigos científicos

Referências:

  1. Modern Operating Systems
  2. Sistemas Operacionais
  1. Introdução
  2. Máquinas e computação
  3. Máquinas universais
  4. Funções recursivas
  5. Computabilidade
  6. Linguagens regulares
  • Fatores humanos em software interativo: teoria, princípios e regras básicas.
  • Padrões para interface.
  • Engenharia cognitiva e semiótica de sistemas interativos.
  • Estilos e paradigmas de interação.
  • Dispositivos de interação.
  • Métodos e técnicas de análise, projeto e implementação de interfaces humano-computador.
  • Avaliação de sistemas interativos: inspeção e testes com usuários.
  • Aspectos éticos na relação com os usuários.
  • Acessibilidade: interfaces para dispositivos móveis.

Referências: Bibliografia básica

  1. ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 585 p. ISBN 978-85-8260-006-1.
  2. BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 384 p. ISBN 978-85-352-3418-3.
  3. NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na WEB. Rio de Janeiro: Elservier, 2007. 406 p.

Bibliografia complementar

  1. BENYON, David. Interação humano-computador. 2a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 442 p. ISBN 978-85-7936-109-8.
  2. CYBIS, Walter. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. 2a. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010. 422 p. ISBN 978-85-7522-232-4.
  3. PRESSMAN, Roger S; LOWE, David. Engenharia web. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 416 p. ISBN 978-85-216-1696-2.
  1. Modelo de dados relacional 1.1. Introdução sobre SGBDR 1.2. ME-R e ME-Rx, modelo relacional, mapeamento ME-Rx para relacional 1.3. SQL-Data definition language, álgebra relacional, consulta relacional 1.4. SQL-Data manipulation language 1.5. Transação, stored procedure, triggers
  2. Modelo de dados orientado a objetos 2.1. ODMG object definition language, ODMG object query language, hibernate – HQL
  3. Modelo de dados multidimensional 3.1. Dataware house, OLAP
  4. Modelo de dados XML 4.1. XML, DTD, XSL, DOM, SAX, XML em SGBD
  5. Armazenamento de dados sequencial 5.1. Disco, representação de elementos de dados 5.2. Dados, campos e registros 5.3. Arquivo sequencial, serialização de dados
  6. Armazenamento de dados relacional 6.1. Árvores B, B e B*, algoritmos de inserção, remoção e bulkload 6.2. Hash em dispositivo primário e secundário, hash extensível 6.3. Operadores e algoritmos unários, operadores e algoritmos binários
  7. Armazenamento de dados métricos 7.1. Espaço métrico, função de distância, árvore M, algoritmos de inserção 7.2. Consulta por abrangência e aos vizinhos mais próximos

Referências:

  1. Database Management Systems
  2. Transactional Information Systems: Theory, Algorithms and the Practice of Concurrency Control

Ementa/Descrição: Essa disciplina tem por principal objetivo apresentar os principais conceitos de Big Data e Data Science através da linguagem de programação R. Espera-se ofertar algo que seja útil aos alunos, de modo que possam trabalhar também com dados reais de suas pesquisas. Entre os principais tópicos podemos destacar: apresentação da linguagem R e uma revisão de estatística multivariada; apresentação do tidyverse e seus principais pacotes (ggplot, dplyr, tidyr, readr, purrr, tibble, stringr, forcats), com recursos eficientes para manipular dados volumosos, em matrizes gigantescas multidimensionais (e esparsas), visualização de dados complexos, processamento paralelo multithreading/multicore etc.

Referências:

  1. Verzani, John. Using R for introductory statistics. CRC press, 2018.
  2. James, Gareth, Daniela Witten, Trevor Hastie, and Robert Tibshirani. An introduction to statistical learning. Vol. 112. New York: springer, 2013.
  3. Prajapati, Vignesh. Big data analytics with R and Hadoop. Packt Publishing Ltd, 2013.
  4. Kasim, Adetayo, Ziv Shkedy, Sebastian Kaiser, Sepp Hochreiter, and Willem Talloen, eds. Applied biclustering methods for big and high-dimensional data using R. CRC Press, 2016.
  5. Skillicorn, David. Understanding complex datasets: data mining with matrix decompositions. CRC press, 2007.
  6. Campbell, Matthew. “Essential R Packages: Tidyverse.” In Learn RStudio IDE, pp. 63-72. Apress, Berkeley, CA, 2019.
  7. Wickham, Hadley, Mara Averick, Jennifer Bryan, Winston Chang, Lucy D’Agostino McGowan, Romain François, Garrett Grolemund et al. “Welcome to the Tidyverse.” Journal of Open Source Software 4, no. 43 (2019): 1686.
  8. Ismay, Chester, and Albert Y. Kim. Statistical Inference via Data Science: A ModernDive into R and the Tidyverse. CRC Press, 2019.
  • Teoria da Decisão.
  • Teoria da Probabilidade.
  • Teoria da Utilidade.
  • Introdução às Redes Bayesianas.
  • Processos Decisórios de Markov (MDP).
  • MDP Fatorado.
  • Semi-MDP (SMDP).
  • MDP Dependente do Tempo (TiMDP).

Referências:

  1. Markov Decision Processes: Discrete Stochastic Dynamic Programming
  1. Tópicos avançados em sincronização de sistemas distribuídos
  2. Tolerância a falhas
  3. Consistência e replicação
  4. Checkpoints globais consistentes
  5. Serviços Web
  6. Avaliação de desempenho
  7. Simulação distribuída

Referências:

  1. Distributed Systems: Concepts and Design
  2. Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradigmas
  1. Linguagem C 1.1. Preprocessador 1.2. Características avançadas
  2. Ferramentas 2.1. Montador, compilador, editor de ligação, depurador, profiler
  3. Linguagem Assembly 3.1. Instruções, modos de endereçamento, registradores 3.2. Chamadas de sistema (system calls) em Linux 3.3. Inline assembly
  4. Kernel do sistema operacional Linux 4.1. Mecanismos, estruturas, serviços
  5. Device drivers em Linux
  • Conceitos sobre a área de Visualização de Informação;
  • Princípios da percepção visual e tarefas perceptuais;
  • Metodologia para a elaboração de aplicações para visualização de informação;

Referências:

  1. Information Visualization: Perception for Design
  2. Readings in Information Visualization: Using Vision to Think
  3. Information Visualization: Design for Interaction
  4. Introduction to Information Visualization

Objetivo da Disciplina: A disciplina visa proporcionar aos alunos uma compreensão
aprofundada das tecnologias aplicadas ao apoio de pessoas com Transtorno do Espectro
Autista (TEA). Serão abordadas as principais ferramentas, técnicas e metodologias que
podem ser empregadas para melhorar a qualidade de vida e a inclusão social de indivíduos
com TEA.
Conteúdo Programático:
1. Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
● Definição e características do TEA
● Diagnóstico e critérios DSM-5
● Epidemiologia e estatísticas
2. Tecnologias Assistivas
● Conceitos e tipos de tecnologias assistivas
● Exemplos de tecnologias assistivas para pessoas com TEA
● Critérios para escolha e implementação de tecnologias assistivas
3. Ferramentas e Aplicativos Educacionais
● Softwares e aplicativos educativos específicos para TEA
● Análise de casos de uso em ambiente escolar e domiciliar
● Plataformas de aprendizagem adaptativas
4. Interfaces de Comunicação Alternativa
● Dispositivos de comunicação alternativa e aumentativa (CAA)
● Aplicativos de comunicação para TEA
● Avaliação da eficácia de diferentes CAA
5. Realidade Virtual e Realidade Aumentada
● Conceitos de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA)
● Aplicações de RV e RA para intervenção no TEA
● Estudos de caso e avaliação de impacto
6. Robótica e Interação Humano-Robô
● Introdução à robótica social
● Utilização de robôs no apoio a pessoas com TEA
● Análise de projetos e pesquisas em robótica aplicada ao TEA
7. Sistemas de Monitoramento e Sensores
● Tecnologias de monitoramento de comportamento e saúde
● Uso de sensores para detecção de crises e comportamentos repetitivos
● Análise de dados e interpretação dos resultados
8. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
● Aplicações de IA e aprendizado de máquina em TEA
● Sistemas de recomendação personalizados
● Ética e privacidade em IA aplicada ao TEA
9. Desenvolvimento de Tecnologias Personalizadas
● Metodologias de design centrado no usuário
● Desenvolvimento de soluções tecnológicas customizadas
● Testes de usabilidade e validação de protótipos
10. Políticas Públicas e Legislação
● Políticas públicas voltadas para pessoas com TEA
● Legislação sobre acessibilidade e inclusão tecnológica
● Diretrizes para desenvolvimento e implementação de tecnologias assistivas
Metodologia:
● Aulas expositivas e participativas
● Análise e discussão de artigos científicos
● Estudos de caso e projetos práticos
● Palestras com especialistas convidados
Avaliação:
● Participação em aula e discussões
● Trabalhos práticos e projetos
● Apresentações de seminários
● Provas teóricas
Referências Bibliográficas:
● Amaral, D. G., Geschwind, D. H., & Dawson, G. (2011). Autism Spectrum Disorders.
Oxford University Press.
● Kientz, J. A., Hayes, G. R., & Westeyn, T. L. (2010). Pervasive Computing
Technologies for Autism: Assisting Caregivers of Children with Autism Spectrum
Disorders. Springer.
● Murray, D., & Lesser, M. (2008). Autism and Computing: What Can We Learn from
the Intersection of Autism and Computer Science?. ACM Transactions on Accessible
Computing (TACCESS).
Esta ementa oferece uma visão abrangente das tecnologias aplicadas ao TEA, combinando
aspectos teóricos e práticos para capacitar os alunos a desenvolverem e aplicarem
soluções tecnológicas eficazes para esta população.

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

foto adler

Prof. Adler Diniz de Souza

adlerdiniz@unifei.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO

SANDRO

Prof. Sandro Carvalho Izidoro

sandroizidoro@unifei.edu.br

Conselho

Secretaria

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